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49ª MOSTRA DE SP | Idílico, de Aaron Rookus (De Idylle, 2025)
Com humor ácido, Idílico brinca sobre a vida e a morte, entre as surpresas da vida e os infortúnios do viver. Uma das melhores partes da cobertura de festivais, e especialmente da Mostra de SP, é entrar para um filme despretensiosamente, como entrei para Idílico , do qual nunca tinha ouvido falar, em uma plena manhã de domingo, e se surpreender. Trata-se, neste caso, de uma comédia holandesa que coloca em perspectiva a temática da vida e da morte, da felicidade e da infel

Henrique Debski
16 de out.3 min de leitura


CRÍTICA | Tron: Ares, de Joachim Rønning (Idem, 2025)
Tron: Ares surge na era das IAs para uma defesa singela, enquanto foca no visual encantador e na trilha eletrizante – mas se esquece da narrativa. Desde o anúncio, Tron: Ares me deixava com dúvidas em relação aos interesses da Disney para com o projeto. Afinal, o longa original, Tron (1982) levou quase trinta anos para receber uma sequência – Tron: Legacy (2010) –, essa que basicamente repete sua fórmula, mas a engrandece, aperfeiçoa e atualiza, sobretudo os efeitos, para

Henrique Debski
14 de out.4 min de leitura


CRÍTICA | O Último Episódio, de Maurílio Martins (Idem, 2025)
O Último Episódio abraça a nostalgia dos anos 1990 para trabalhar uma geração que cresceu em uma realidade analógica, com a importância...

Henrique Debski
9 de out.4 min de leitura


49ª MOSTRA DE SP | Bugonia, de Yorgos Lanthimos (Idem, 2025)
Em Bugonia , Yorgos Lanthimos refilma longa sul-coreano, e sob as mesmas bases revela seu pessimismo com os rumos da sociedade, enquanto a satiriza por meio de caricaturas. A expectativa para um novo filme de Yorgos Lanthimos é sempre a maneira exuberante que irá encontrar de ser mais “estranho” do que em seu projeto anterior, como parte do movimento d’A Estranha Onda Grega, de onde construiu, e difundiu, seu estilo característico de cinema. É praticamente uma constante em

Henrique Debski
7 de out.4 min de leitura


CRÍTICA | A Grande Viagem da Sua Vida, de Kogonada (A Big Bold Beautiful Journey, 2025)
Kogonada usa da fantasia para materializar diálogos entre os personagens em um primeiro encontro, ajudando um ao outro a conhecer de si e...

Henrique Debski
2 de out.4 min de leitura


CRÍTICA | Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson (One Battle After Another, 2025)
Em Uma Batalha Após a Outra, Paul Thomas Anderson manifesta sua decepção com a sociedade contemporânea, e explora o comodismo, o...

Henrique Debski
29 de set.6 min de leitura


16º CINEFANTASY | COMPILADO: LONGAS – “Ninguém Vai Ouvir Você Gritar”, “Heresia” e “Que Você Viva”
Nesta publicação, o objetivo é trazer algumas críticas em formato reduzido sobre os longas internacionais que assisti durante minha cobertura do 16º Festival Cineftasy! Imagem de "Heresia", dirigido por Didier Konings. Ninguém Vai Ouvir Você Gritar (Nadie Va a Escuchar Tu Grito, 2025) Direção: Mariano Cattaneo Origem: Argentina Avaliação: 1.5/5 Até certo ponto, creio que Mariano Cattaneo tinha uma ideia para Ninguém Vai Ouvir Você Gritar , enquanto um slasher que, buscand

Henrique Debski
26 de set.3 min de leitura


16º CINEFANTASY | COMPILADO: CURTAS – “Bergamota”, “Wakashu”, “Umbilina e Sua Grande Rival”, “Baby Blues”, “Ataques Psicotrônicos”, “Se Eu Tô Aqui É Por Mistério”, "Sem Fantasia" e outros
Nesta publicação, o objetivo é trazer algumas críticas em formato reduzido sobre os curtas que assisti durante minha cobertura do 16º Festival Cinefantasy! Imagem de Umbillina e Sua Grande Rival , de Marlom Meirelles. Bergamota (Idem, 2023) Direção: Hsu Chien Origem: Brasil Avaliação: 3/5 Pelas mãos de Hsu Chien, cineasta com vasta experiência na comédia, Bergamota é uma incursão interessante no cinema de gênero, em um tom manipulativo que brinca com seu espectador a par

Henrique Debski
24 de set.6 min de leitura


CRÍTICA | A Longa Marcha, de Francis Lawrence (The Long Walk, 2025)
Francis Lawrence constrói uma distopia mais contida, mas igualmente opressora, e faz d’ A Longa Marcha um instrumento de debate sobre o...

Henrique Debski
22 de set.5 min de leitura


CRÍTICA | Apanhador de Almas, de Fernando Alonso e Nelson Botter Jr (Idem, 2025)
Importando fórmulas desgastadas do cinema norte-americano, Apanhador de Almas não tem nada de novo ou interessante para propor, para além...

Henrique Debski
19 de set.4 min de leitura


16º FESTIVAL CINEFANTASY | Ogiva: O Mundo Não É Mais Nosso, de Cadu Rosenfeld (Idem, 2025)
Situado em um mundo pós-apocalíptico, Ogiva escapa da obviedade ao, através da tragédia, buscar pelo sentimentalismo e razões de sobrevivência de sua protagonista. Nesses últimos anos, tem sido bastante comum, em especial nos Estados Unidos e Canadá, produções pós-apocalípticas de médio orçamento voltadas à sobrevivência de personagens em um mundo devastado por alguma praga. O que muda, na imensa maioria das vezes, é, para além dos fatores que levaram a tanto, a ameaça que

Henrique Debski
17 de set.4 min de leitura


CRÍTICA | Luta de Classes, de Spike Lee (Highest 2 Lowest, 2025)
Spike Lee reinterpreta o clássico de Akira Kurosawa sob novos olhares, em um diálogo profundo com seu cinema e a sociedade...

Henrique Debski
15 de set.4 min de leitura


16º FESTIVAL CINEFANTASY | Quando o Sangue Flui, de Cainã de Paulo e Pedro Valle (Idem, 2025)
Em uma homenagem ao cinema Boca do Lixo, Quando o Sangue Flui usa vampiros para refletir sobre as relações entre passado e presente. Neste ano de 2025, tem sido comum ao cinema nacional independente mais do que um olhar temático para o passado, mas também formal. Na esteira de referências e homenagens ao cinema “Boca do Lixo” dos anos sessenta, o vencedor da mostra Olhos Livres na 28ª Mostra de Tiradentes, Deuses da Peste , em muito resgatou tal estética para uma produção exp

Henrique Debski
13 de set.4 min de leitura


16º FESTIVAL CINEFANTASY | Consequências Paralelas, de CD Vallada e Gabriel França (Idem, 2025)
Consequências Paralelas se mantém vivo em nossas mentes tempos depois de encerrada a projeção, ao refletir sobre a fragilidade das relações e as infinitas possibilidades de ação e reação. Vivemos em tempos nos quais o cinema, sobretudo hollywoodiano, se encontra saturado de obras que abordam as temáticas de viagem no tempo e multiversos. Desde a introdução desses temas no cinema de heróis, e seu constante uso como muleta narrativa e maneira de reverter situações dentro dos un

Henrique Debski
11 de set.4 min de leitura


CRÍTICA | Invocação do Mal 4: O Último Ritual, de Michael Chaves (The Conjuring: Last Rites, 2025)
Invocação do Mal 4 encerra a franquia na hora certa, na aproximação com a família Warren, e uma direção mais inspirada, ainda que presa...

Henrique Debski
9 de set.4 min de leitura


16º FESTIVAL CINEFANTASY | Warden, de Marcus Alqueres (Idem, 2025)
Warden , a partir de um super-herói, discorre sobre a necessidade do ser humano em se agarrar à salvadores da pátria, enquanto não enxergam o super-vilão que alimentam ao depositar a fé e o poder total nas mãos de um. Uma das primeiras lições que aprendi quando iniciei meus estudos sobre cinema e, especialmente, sobre a crítica de cinema, em meados de 2020 com Filippo Pitanga, é a de que todo filme é político. E engana-se quem pensa que o cinema de heróis é completamente is

Henrique Debski
5 de set.4 min de leitura


CRÍTICA | A Vida de Chuck, de Mike Flanagan (The Life of Chuck, 2025)
Em A Vida de Chuck , Mike Flanagan explora a vastidão humana, em uma adaptação de Stephen King que evita o terror, mas ainda abraça, com...

Henrique Debski
4 de set.3 min de leitura


CRÍTICA | O Último Azul, de Gabriel Mascaro (Idem, 2025)
A distopia de O Último Azul nos leva em uma viagem sensível pelo Rio Amazonas através dos olhos de Tereza, com a redescoberta da vida na...

Henrique Debski
2 de set.4 min de leitura


CRÍTICAS | COMPILADO (ed. 01/25) – “Família a Prova de Balas”, “Drácula: Uma História de Amor Eterno”, “Amores Materialistas”, “Duro de Casar”, “Presença” e “Rabia: As Mulheres do Estado Islâmico”
Críticas curtas/comentários sobre alguns lançamentos recentes, para não deixar passarem batido por aqui! Imagem de "Amores...

Henrique Debski
29 de ago.7 min de leitura


CRÍTICA | Anônimo 2, de Timo Tjahjanto (Nobody 2, 2025)
Anônimo 2 faz comédia por meio da ação, e estabelece a violência como sua linguagem primordial, em um filme que expande o universo...

Henrique Debski
25 de ago.4 min de leitura
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